segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Ateliê Intergrado de Arquitetura

:: AIA – ATELIER INTEGRADO DE ARQUITETURA ::

Escola de Arquitetura da UFMG - 2º semestre de 2008




Plástica e Expressão Gráfica

Informática Aplicada à Arquitetura


Prof. José dos Santos Cabral Filho (coord.)

Prof. Cristiano Cezarino

Monitor de Pós-Graduação – Isabela Lages

Prof. Eduardo França

Prof. Gabriel Velloso

Monitor de Pós-Graduação – Luciana Teixeira



O objetivo geral do Atelier Integrado é permitir aos alunos recém ingressos no Curso de Arquitetura uma abordagem inicial e panorâmica das questões fundamentais inerentes à prática da arquitetura. Juntamente a uma instrumentação básica nas áreas de representação gráfica, serão enfatizados também os processos criativos no uso destes instrumentos. Da mesma forma, os alunos serão solicitados a abordar criticamente os elementos estruturantes do espaço arquitetônico em seus aspectos simbólicos, corporais, formais e técnicos.




01 :: Percepção ::


Objetivo [o estranhamento - mudar o olhar sobre a arquitetura]

Nesta etapa os alunos serão solicitados a trabalhar a percepção do meio ambiente construído, ou seja, o espaço arquitetônico e urbano. O objetivo é duplo, no sentido de instrumentalizar e através da aquisição de habilidades instrumentais específicas, adquirir também uma capacitação perceptiva. Esta compreensão crítica dos espaços visa capacitar os alunos a propor novos espaços e a intervir em espaços existentes.



02 :: Proposição ::


Objetivo [criatividade - aguçar a imaginação]

Nesta etapa o aluno é solicitado a fazer uma proposição de uma intervenção física a ser executada no espaço analisado anteriomente (algum espaço sem uso da Escola de Arquitetura). A intervenção proposta deverá contemplar os espaços de acordo com suas qualidades de significação, de uso, qualidades formais e aspectos técnicos. Ênfase especial deverá ser dada à questão da interatividade no espaço arquitetônico, buscando alterar, requalificando ou enfatizando qualidades já existentes.



03 :: Produção ::


Objetivo [construção - exercitar a habilidade de experimentação]

Nesta etapa os alunos serão solicitados a executar a intervenção proposta na etapa anterior. Ênfase especial será dada à re-elaboração da proposta em decorrência de fatores provenientes do próprio processo de produção, dos problemas encontrados e não previstos, das potencialidades descobertas no manuseio direto dos materiais e da montagem do intervenção.



04 :: Representação ::



Objetivo [escrever – registrar o objeto arquitetônico]

Nesta etapa os alunos serão solicitados a representar a intervenção após a sua montagem final, de forma a viabilizar uma possível re-montagem da mesma em um futuro não determinado. Deverá ser dada ênfase à legibilidade da informação, e sua autonomia (no sentido da mesma prescindir da presença dos proponentes para ser inteligível).

Um comentário:

lo_ea disse...

tá errado no post, nós somos o 2º semestre
o meu blog é: loarquitetando.blogspot.com
pode colocar no link como Lorena Aguiar